Presidente: Como líder, o presidente procura assegurar o planejamento e a implementação das atividades do clube e dos projetos comunitários e internacionais. O presidente lidera reuniões, indica comissões permanentes e especiais e atua como membro ex ofício em todas as comissões. Além disso, deve identificar habilidades e interesses dos sócios e incentivá-los a participar em projetos.
Vice-presidente: O vice presidirá todas as reuniões na ausência do presidente, integrará o conselho diretor e desempenharão outras incumbências a ele delegadas pelo presidente. Durante a gestão, e mesmo anteriormente a esta, o vice-presidente precisa estar ciente de todas as metas traçadas para o clube e atividades implementadas, e colocar-se à disposição do presidente para o trabalho em equipe.
Protocolo: A função do Protocolo é dar sua contribuição de modo que a reunião seja mais organizada e célere possível, evitando assim que sejam cometidos imprevistos que possam prejudicar o bom andamento da reunião, proporcionando que o clube se destaque pela ordem e eficácia de sua reunião, causando assim, uma boa impressão aos visitantes e convidados. Principais características são:
- Compor a mesa principal;
- Verificar Panóplias (Bandeiras), Sino e martelo e equipamento de som;
- Relacionar e nomear os convidados presentes na reunião;
- Avisar o presidente quanto aos horários da Reunião;
- Mencionar datas Cívicas e comemorativas, inclusive aniversariantes (Mês/semana) de sócios, formaturas homenagens e ausências;
Secretário: Cabe ao secretário a manutenção dos arquivos e documentos do clube, a partir dos quais se determina quais sócios encontram-se aptos a votar. Os arquivos podem ser separados pelos seguintes assuntos:
- Alterações no quadro social
- Criação e nomeação de comissões
- Pagamentos de quotas per capita
- Documentos de afiliação do sócio
- Atas
- Enviar ao RDI as ANP’S
Tesoureiro: A função exige pessoa idônea, atenta a detalhes, e que trabalhe em cooperação com o secretário na acurada manutenção de dados e arquivos.
- Recolher quotas per capita
- Depositar pagamentos e fundos obtidos com captação de recursos
- Preparar e administrar o orçamento
- Preparar relatório financeiro mensal incluindo
Diretor de Internos: Responsável por freqüência, quadro social, agenda das reuniões, e companheirismo, essa comissão também dá idéias quanto a estratégias para desenvolvimento e expansão do quadro social e quanto à promoção das atividades do clube.
Diretor de Finanças: Planeja a captação de recursos, assegura a sustentabilidade do clube, preocupa-se em não elevar o valor das quotas; visita organizações e empresas a procura de patrocínio externo oferecendo, em troca, prestação de serviços através de projetos humanitários ou reconhecimento e homenagem aos patrocinadores.
Diretor de Comunidades: Programa um projeto por ano em benefício da escola ou tudo relacionado à comunidade.
Diretor de Internacionais: Programa um projeto anualmente em prol da boa vontade internacional. Como projetos com clubs de outros países ou palestras sobre outros países.
Diretor de Ecológicos: Fica responsável pela criação de projetos que envolva o meio ambiente, como limpeza de praças, plantação de árvores, limpeza pública, etc.